quarta-feira, 18 de março de 2015

Nos Trilhos da História. (Por Laurice De Bona)

Inaugurada há 130 anos, no dia 02 de fevereiro de 1885, a ferrovia Paranaguá-Curitiba deve sua existência às manobras políticas do governo imperial, que driblou interesses divergentes e a falta de recursos para destravar a ligação definitiva entre a capital e o Litoral da então Província do Paraná. Foram quinze anos de espera até que as primeiras marias-fumaças dessem o ar da graça. 
Hoje, a centenária estrada de ferro continua sendo uma referência pela sua engenharia ousada, importância econômica e pela beleza de suas estruturas, que rasgam a Serra do Mar por meio de túneis abertos no coração da rocha, pontes que parecem flutuar no vazio e curvas sobre penhascos que desafiam os espíritos mais corajosos.
No dia da inauguração, houve nas imediações da estação um protesto dos carroceiros que faziam fretes entre Curitiba e o Litoral pela Estrada da Graciosa. Com a chegada da ferrovia eles ficaram temerosos com o futuro dos fretes de carroças que transportavam principalmente erva-mate. Após três dias, em 05 de fevereiro, passaram a circular os trens regulares de passageiros, com tarifas e horários definidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário