Morretes como referência nacional de administração pública
O município acaba de conquistar o premio Melhores Prefeituras Brasileiras. O título é conferido pelo instituto Leia Hoje Online. Concorreram 5.570 prefeituras brasileiras. Os critérios de avaliação passam pela aplicação responsável de recursos públicos analisando equilíbrio fiscal e austeridade, transparência e credibilidade junto à órgãos federais e estaduais e Tribunais de Contas e Ministério Público. Vale lembrar que Morretes é também referência no Turismo mundial e agora exemplo para todos em dias de corrupção sem precedentes na administração pública.
Do Turismo á Gestão Responsável
Conhecer Morretes é viver a natureza, o verde das montanhas e o ar puro das cachoeiras, bosques e recantos ainda inexplorados. É conviver com a exuberância do que há de mais belo no Paraná e reviver nossa cultura.
Morretes, de tantas gerações, teve seu primeiro alento em 1721, quando o Ouvidor Rafael Pires Pardinho determinou que a Câmara de Paranaguá demarcasse trezentas braças de terra em quadra, no local onde seria a futura povoação de Morretes. Em 31 de outubro de 1733 foi realizada a medição das terras. No local residia o rendeiro do porto João de Almeida, primeiro morador das terras delimitadas. Foram construídas duas casas: uma pertencia a João de Almeida, no morro da Igreja e outra denominada Casa da Farinha. Após a demarcação as localidades receberam os nomes de Nossa Senhora do Porto e Menino Deus dos Três Morretes.
A vila foi elevada a cidade a 24 de maio de 1869, com o nome de "Nhundiaquara". Em 7 de abril de 1870 passou a ser chamada de "Morretes".
Fica então o convite para visitar Morretes, suas paisagens e majestosa natureza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário